Prática pedagógica

METODOLOGIA

A prática pedagógica se fundamenta nos conceitos científicos mais atuais que norteiam o ensino de LE (línguas estrangeiras).

O método utiliza a abordagem comunicativa em que o aluno aprende a língua ‘usando-a’ em situações reais – como faz uma criança ao aprender sua língua mãe. Nesse conceito, a língua não é ensinada como um amontoado de estruturas gramaticais a serem memorizadas, mas leva-se o aluno a entender como ela funciona e, a partir dessa compreensão, a empregá-la de maneira contextualizada.

A aprendizagem e a prática da língua são feitas de maneira lúdica, com jogos criados por nós, música, trechos de filmes e animações, textos, quadrinhos e humor. Além disso, trabalhamos com o aluno dentro da perspectiva ecológica – um dos conceitos mais modernos dentro do ensino de LE – respeitando suas características individuais, tais como os ritmos, os estilos de aprendizagem, as expectativas, os interesses, as necessidades e as inteligências múltiplas (verbal, lógico-matemática, visual, corporal, musical e as inteligências pessoais que são a base da inteligência emocional).

Material próprio, desenvolvido segundo os conceitos da abordagem comunicativa, a partir de três diretrizes principais: o universo quotidiano das pessoas, a cultura italiana e a interface cultural Brasil-Itália. É bastante visual, lúdico e segue um ritmo que se adapta às necessidades do aluno. A estrutura da língua é ensinada de forma a estimular o aluno a descobrir o funcionamento da língua. A fixação das estruturas e de vocabulário é feita através de ‘desafios’ (jogos, palavras cruzadas, quebra-cabeças) e também de estímulos à produção escrita e oral. Elementos de cultura e atualidade italiana enriquecem as habilidades do aluno. O material é constantemente atualizado e necessidades específicas são atendidas com o desenvolvimento de novos materiais.